Coll Halt Pas

Coll Halt Pas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Qual o objectivo deste Blog? Para que foi construído
Continuando com os concelhos para principiantes no Trail.
(Continuação II)

É de extrema importante treinar muito bem as descidas.

Descida da "Garrafinha"
Clica para aumentar
As descidas no Trail são muito exigentes fisicamente. Tem que se ir adquirindo técnica, para atenuar a exigência pedida aos músculos, tendões e articulações. Nas descidas, os músculos fazem movimento de contracção excêntrica, ao contrário do que acontece nas subidas. Este tipo de contracção é demasiado agressivo para os tendões e músculos. Falta de técnica, descidas longas e com grau acentuado, provocam na maioria das vezes dores intensas nos Adutores e até lesões. Para evitar que isso aconteça e tenhas uma rápida recuperação, terás que fazer treinos específicos.

Se tens ocupação durante a semana, faz os treinos mais longos ao fim de semana.

É ao Sábado e Domingo que o amante do Trail tem mais tempo livre. Nesse caso, deve aproveitá-lo para fazer os treinos mais longos e intensos.

Teres umas sapatilhas adequadas, é fundamental.

Já toda a gente sabe que um Trailista tem à sua disposição um conjunto de equipamento para treinos e competições. Teres umas sapatilhas de Trail é fundamental. Terão que ser confortáveis, ter um bom amortecimento e estabilidade, sendo conveniente terem um tamanho cerca de 1½ a 2 números acima do tamanho que habitualmente usas no dia a dia. Como costumo dizer, podes correr nú, mas umas boas sapatilhas são indispensáveis.

Hidratação e reposição de energia.

Rio Âncora - Pincho
Clica para aumentar
Os Trail’s poderão ser muito longos, os treinos também. Nesse caso, a hidratação terá que ser grande (sem exageros), para repores energia durante o exercício. Se o não fizeres, corres mesmo o risco de não terminares uma ou outra coisa, e também ajuda (e muito) numa recuperação após exercício. Não façam como eu, só levo água para treinos superiores a 20 Km’s

Desfruta das paisagens.

Um dos principais factores que leva as pessoas a praticarem Trail, são os locais onde são praticados. Os praticantes desta modalidade são “brindados” por paisagens maravilhosas! Locais de paisagem protegida nuns casos, outros ainda em Património Mundial. Durante os treinos e competições, por esse motivo desfruta ao máximo as paisagens por onde passas e acima de tudo, 

PROTEGE A NATUREZA COMO SE DE TUA CASA SE TRATASSE. Lixo no chão, NÃO!

Quim Sampaio

Sem comentários:

Enviar um comentário