Coll Halt Pas

Coll Halt Pas

domingo, 14 de dezembro de 2014

TOR des GEANTS 2015



Clica para aumentar
Desde a 1ª edição que ansiava participar neste grande evento. Em 2011, um amigo participou e descreveu em pormenor a sua participação! Fiquei maravilhado e prometi a mim mesmo que teria que ser um dos "Geants". A partir dessa altura, seria o grande sonho da minha vida!

Como é um evento que necessita de um esforço financeiro apreciável, não foi possível participar nos anos seguintes, até que surgiu a oportunidade neste ano de 2014 estar presente.

O dia da partida chegou (5/09/2014), e lá fomos nós (eu e Pedro Igor) aqui de Vila Praia de Âncora. O dia 6, Sábado foi passado a fazer todos os preparativos para que nada falhasse no dia seguinte.

Chegou finalmente a partida de Courmayeur pelas 10h locais. Foi uma festa! Uma festa que continuou durante muitos Kms! Em todos os Refúgios, em todos os Suportes Base de Vida, em todas as povoações, era uma autentica festa quando os Atletas passavam, chegavam e partiam! Tudo decorria 
maravilhosamente.

Croumayeur
Clica para aumentar
Aos 155 Kms, depois de avaliar o meu estado físico e concluir que continuava a 100%, não acusava qualquer tipo de dor muscular, articulações ou tendões, o sistema cardiorrespiratório continuava também a 100%, depois de olhar para o relógio e verificar que tinha apenas consumido 54 horas das 150 que tinha, disse para mim mesmo, que iria antecipar a minha chegada a Courmayeur entre 10 a 15 horas. Continuei radiante, continuei a usufruir da festa fantástica, até que 30 Km mais à frente, numa descida muito técnica e perigosa devido à chuva que caiu ao fim da tarde do dia anterior, após uma escorregadela, aconteceu a distensão muscular com rotura. E foi de tal ordem intensa e dolorosa a dor que senti, que os 2 km que me separavam do Refúgio seguinte, demoraram cerca de 2 horas a percorrer.

No refúgio, quando procurei os técnicos de saúde para massajarem e ligarem-me a cocha, avaliaram a situação e decidiram retirar-me do evento. Foi um choque! Um choque terrível, uma desilusão, uma frustração da qual ainda hoje não me consegui recompor, Foram 9 meses de preparação exaustiva e consciente, e em 2 segundos lá se foi todo o trabalho!

O SONHO TERMINOU ÀS 07H15 DO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2014, ao fim de 186,960Km e 59 horas de corrida,

Mas neste momento digo que o SONHO NÃO ACABOU, FICOU APENAS ADIADO!

Tudo farei para conseguir angariar os apoios monetários suficientes (1800€) para em 2015 estar na linha de partida deste que é o melhor, o mais difícil, o mais apetecível, o mais duro Ultra Trail do MUNDO!. E desta vez para percorrer os 332,530 Km e ser Finisher!!!


Quim Sampaio


Donnas. Suporte Base de Vida
Clica para aumentar



Tor des Geants
Clica para aumentar



Tor des Geants. Entrevista para a TV
Clica para aumentar

Sem comentários:

Enviar um comentário